sábado, setembro 02, 2006

NIHIL MAN


(Jean-Michel Basquiat, "Untitled", 1981 - acrylic and mixed media on canvas)


Se pudesse ser o autor do Eclesiastes, com certeza iniciaria assim o meu texto sagrado: Ironia, pura ironia! Tudo é ironia. Talvez, dependendo do meu estado de putifação (que é diferente de putrefação, embora possa, às vezes, ser a mesma coisa, mas que aqui quer dizer estado de raiva, de estar puto), pudesse ousar mais e iniciar dessa maneira: Sacanagem, pura sacanagem! Tudo é sacanagem. E porque isso ? Porque na vida, brother, tudo são ironias e sacanagens, enfileiradas como aquele bando de velhos na fila para aposentadoria do INSS. Que há de ser do incauto ser, pergunto eu, que mergulhasse no rio vital sem medo ou precaução? Sim, que poderia restar de um tolo assim que, impávido e decidido, metesse o peito na vida real sem escudo ou capacete? Zero, respondo-me, nada, vazio, nihil man. Ou não? Um todo em chagas e descrente, amargo, rancoroso, isso sim é o que restaria desse idiota mor que se entregasse de cara lavada ao bafo podre dos ventos dessa vida. Sou um desses, devo dizer, aspirei a podridão do ar num hausto fundo. Contaminei-me com a descrença da viabilidade da bela via. Ilusão, pura sacanagem. Tudo é sacanagem. Mas antes de escrever o Eclesiastes assim, dessa maneira desanimadora, certamente teria sido eu um desses homenzinhos estúpidos que crêem na natureza humana, uma besta, uma anta iluminista, um candidato ao troféu Asno Feliz. No primeiro golpe, que nem me lembro de onde partiu, devo ter titubeado, mas não perdido a fé. Continuei a mesma besta. O certo é que sucederam-se porradas e porradas, uma longa fila de sossega-leões, e eu oscilando entre o vergão e a cicatriz, o chão e a parede, o ajoelhar-se e o fingir-se de morto. Isso, aprendendo a ser hipócrita e a ser cruel, a desconfiar de tudo e todos, a ser humano. Desenvolvi o mais que comum hábito de ser frustrado, exatamente igual a você que me lê. Hoje, quando me dizem sorrindo na televisão que uma bomba matou tantas pessoas, eu fico louco esperando que venham logo as notícias do esporte. Se me enviam uma carta de apelo para salvação de uma mulher nigeriana, clico na tela do computador e sinto-me leve e redimido do meu pecado. Aprendi que há realmente tempo de plantar e de colher, mas que há um tempo sem controle e previsão: o tempo da praga de gafanhotos que destrói uma vasta plantação de bons frutos em mim. Hoje sou estéril, nuvem de gafanhotos.

4 Comentários:

Blogger João Antônio disse...

Olá Professor. Gostei do Blog, coloquei o link no meu para ficar mais fácil o acesso.
Quanto ao texto, a parte que fala do esporte é a mais pura realidade hehehe
Estarei aqui vendo seus textos, idéias e conversas.
Abraços,

9:23 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Léo,
me identifiquei muito com esse seu escrito; daria até para mudar apenas o gênero (nihil woman etc) e aproveitar, e enfatizar, todo o resto. Numa versão mais otimista, ou não, da existência, os biólogos chilenos Maturana e Varela disseram que se existe uma única realidade, pronta, fora de nós,nos "observando" para que a apreendamos, nós a desconhecemos; o que existe, dizem ainda, é a realidade de cada um de nós, fruto da conexão única de nossos neurônios na relação com o mundo, nessa infinita co-evolução. Todavia, devem existir conexões próximas, em determinadas circunstâncias da estrada. E, por isso, eu começaria o Eclesiastes assim: Ilusão, pura ilusão (o que por si só é pura ironia e sacanagem!).
Grata por me incluir nessa lista,
abços

2:57 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Se não é o bom e velho Leo.
Que bom que você existe, amigo. De improviso, responde-lhe em ver(sos).

Insufla sobre mim a sua ironia irmã,
Caminho de desdentados em busca de sorrisos,
Passeia seu olhar, noturno olhar, sob as chuvas tristes,
amargas amigas de um interminável agosto,
Enquanto lateja a ferida, o beijo-verso anuncia o medo num punhado de pó.

8:44 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Seu Eclesiastes, com certeza, identifica-se com muita gente, inclusive eu. Li e reli, observando e absorvendo cada sentimento ali expressado. Parabéns! Adicionarei aos meus favoritos! Ah, como professor, confesso que superou minhas expectativas!!!!!!!!!

10:40 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial